sexta-feira, dezembro 22, 2006

unhas flamejantes

O que a Reese Witherspoon faz quando fica deprimida, em Legalmente Loira?
Vai à manicure.
Não adianta. Definitivamente, esse clima natalino me deixa meio down. Pra me animar, fui fazer as unhas, e pela terceira ou quarta vez em 27 anos pintei de vermelho. Vermelho não. Ameixa. Primeiro é esquisito: parece que tem um monte de insetos vermelhos (vermelhos não, ameixa) em volta de mim. Depois é esquisito de novo porque minhas mãos ficam ainda mais brancas. Depois é o máximo.
Eu adoro essas bobagens do universo feminino. Fazer as unhas, mexer no cabelo, usar cinco mil creminhos, um para cada coisa, cada um com um princípio ativo diferente, todos tão coloridos e cheirosos.
Na universidade eu trabalhei com uma revista feminina das décadas de 30, 40 e 50. E já naqueles anos a indústria cosmética fazia milagres pelas damas. Com a diferença de que um produto só dava conta de quase tudo.
A pomada Calêndula Completa prometia amaciar a pele, tirar sardas e manchas, fazer desaparecer rugas, panos, asperezas, ulcerações, combater a supuração da pele, inflamações e erupções eczematozas. A loção perfumada Pichurim evitava caspa, seborréia, queda. E ainda fazia os cabelos brancos voltarem à cor natural.
E o melhor de todos, a Pasta Russa: "Torne seu busto mais firme. Mais jovem. Conserva e dá aos seios firmeza, perfeição e encantamento. Garantia absoluta, comprovada em famosos institutos de beleza".
Beleza em potes.
Acho que é por isso que elas eram tão lindas.
Hoje os produtos são mais específicos e algo (oh, pobre crédula) mais realistas. Salvo aqueles miraculosos da Polishop, claro. O chá que te emagrece dormindo. O gel que acaba com a celulite. Aquela cinta louca. Diz que diminui dois manequins, mas as mulheres não devem conseguir respirar dentro daquilo. Um espartilho moderno, só que horroroso.Céus.
Esses, obviamente, não se pode levar a sério.
Mas existem tantos, e tão bons.
Uma vez me perguntaram de quantos cremes uma mulher precisa.
Todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amiga
nao gosto muito de esmalte escuro!
Adivinha que cor pintei hoje?
Isso mesmo...
Nao que me odeie,
mas te amo...

(quase ameixa...)

janaína disse...

ah, que linda!
agora toda vez que eu olhar pros insetos na minha mão branca de defunto vou lembrar de você e ficar feliz!