terça-feira, dezembro 05, 2006

riobaldo taturana

Interior way of life.
Eu e meu inglês maluco. Sei tanto do idioma bretão quanto sei tocar harpa.
Mas o interior. Às vezes é Itabira do Drummond, às vezes é Nonada do Guimarães Rosa. Ou não é nem um, nem outro.
Mas hoje ainda não acabou e já foi um pouco dos dois. Logo cedo fiquei sabendo de um matador profissional que veio fugido do Mato Grosso. Ameaçou mulher e filho. Com faca. Foi como contou uma professora, que ouviu da mulher do irmão do facínora.
Com essa história na cabeça fui ao microsupermercado único da cidade, e a rádio local anunciava a previsão dos signos para 05 de dezembro.
Gêmeos: hoje é um bom dia para usar vermelho.
Os astros devem estar loucos. Se o dia se faz cinza depois de semanas amargando o sol inclemente dos trópicos. Nenhum geminiano em sã consciência ousaria ofender o resto do zodíaco com a lembrança da quentura absurda, todos tão aliviados com a trégua que, se sabe, será mais curta do que deveria.
E enquanto eu pensava essas inutilidades, uma não-geminiana vestia azul e ia em câmera lenta pela rua vazia.
Ver o mundo em slow motion. Coisas do interior.
Ah, oui, sou de gêmeos. Não me lembro de ter qualquer peça vermelha no guarda-roupa. E minha paciência é pouquíssima quando se trata do papo-signo.

upload: graças à intervenção do Cláudio, grande leitor de Guimarães Rosa, venho aqui corrigir o nome do post. É Riobaldo Tatarana.
Gracias, friend.

2 comentários:

Anônimo disse...

Jana, se você está falando do Riobaldo que eu acho que é, é "Tatarana". Agora se é outro pode ser Taturana, Taruanana, Tataratata, Tarunatatana, Tarararararananannatatanana, Tatatatananananatutatara, etc.

janaína disse...

Oi Cláudio!
Ai, ai, eu e a minha pretensão.Bem feito pra mim.
É o que dá fazer meio ano de letras e achar que sabe tudo.
Se bem que o Tatatatananananatutatara
ficou bem divertido!