terça-feira, agosto 07, 2007

a segunda-feira clássica

O filme inteiro é maravilhoso, mas uma das situações que eu mais gosto em Annie Hall é a da brincadeira na cozinha com a lagosta, vivida por Annie e Alvy, que depois tenta inutilmente reproduzi-la com outra mulher. É aquela história: cada relacionamento tem sua lógica própria, suas piadas próprias, suas neuroses próprias, absolutamente intransferíveis. E suas próprias tradições.
Uma das nossas, há pouco instituída, é a segunda-feira clássica: noite com comidinhas, vinho se o tempo permitir e um good and old classic movie.
A proposta foi aceita de bom grado por ambos, mas nem tudo são flores na vida do casal, e surge o grande dilema: a escolha do filme. Porque uma outra característica da nossa relação é a disputa, ora velada, ora explícita, pelo controle do controle remoto. Como diz o Odyr, nos tópicos tv e música os dois querem ser o macho alfa.
Ontem, depois de duas videolocadoras, muitos debates e exaustos de tanto ler sinopses de filmes, fomos vencidos pelo cansaço e seduzidos pelo pop. Ok, um desses diversão garantida. O eleito foi Kung-fusão, na hora eu pensei, well, o nome não convence, mas pra quem virou fã do Gafanhoto, que seja.
Misture num mesmo filme referências tão díspares como kung fu, romances obscuros de Hong Kong da década de 40,gângsteres, O iluminado, Papa-léguas e Fred Astaire ( e outras mais). Funciona. Num minuto você está vendo uma cena digna dos melhores filmes de artes marciais e no minuto seguinte você tem a impressão de assistir a um desenho animado, e tudo embalado por uma trilha sonora surpreendente. Escrito, dirigido e estrelado pela mesma pessoa, no caso, o chinaman Stephen Chow.
O mais provável é que Kung-Fusão não fique para a posteridade e continue espremido na estante filmes-de-ação entre os outros blockbusters. Mas para a gente, ele mereceu a segunda-feira.

2 comentários:

Odyr disse...

Vou contar:
disputas pelo controle à parte, dá gosto ser parte desse "A gente".

janaína disse...

ohhh.
é verdade.juntos, Agente somos ótimos.