sexta-feira, janeiro 12, 2007

flying down to Rio

Foi o que fizeram Fred Astaire e Ginger Rogers em 1933. A primeira vez que a dupla apareceu dançando na tela, e o primeiro filme importante dele. Aquela coisa, mostrar o Brasil para os gringos.
Mais tarde, à época da Segunda Guerra, essa aproximação se estreitou, graças ao esforço (político e cultural) norte-americano de unir as Américas contra o inimigo bélico, as terríveis forças do Eixo. Quando Walt Disney criou o Zé Carioca, e fez aqueles filmes Alô amigos, e Você já foi à Bahia?
O começo desse último parece uma aula sobre a fauna e a flora brasileiras. Meio chato. Ainda assim eu gosto. Até pensei em passar para os alunos para explicar a política da boa vizinhança, mas suspeito que seria linchada (ah, juventude!). Então me contentei em fazer uma breve imitação da Carmem Miranda. A melhor idéia, já que fui ovacionada por uma platéia entusiasmadíssima.
Mas enfim. O Pato Donald também foi ao Rio.
Orson Welles voou para o Rio ( e para o Ceará) em 1942, para fazer o documentário É tudo verdade. Que acabou sendo abandonado, para ser remontado postumamente, em 1993.
Até a Rita voou para o Rio. Tempos atrás vi uma foto dela no carnaval carioca.
Eu já comprei minha camisa florida e meu chapéu cata-ovo e vou também. Pena que não sou moviestar, então vou de ônibus mesmo.
Na volta eu conto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amiga,
tira uma foto tua da sapucai e publica no blog!!!
Porque este sangue e brasileirissimo...

janaína disse...

jackie linda, eu sou a turista mais acidental do mundo. não garanto fotos da sapucaí, mas juro que posto umas imagens das minhs aventuras fluminenses!