quarta-feira, abril 09, 2008

o mosquito, a favela e o livro que acaba com os problemas do mundo

É sério e assustador. Os casos se multiplicam, gente que eu conheço. Mas curiosamente, ainda não estou apavorada com o surto de dengue no Rio de Janeiro. Mas quase. Não tem mais repelente nas farmácias. Todos os dias recebo um email novo sobre formas de combate ao maldito do mosquito (própolis, mosquiteca feita de garrafa pet, álcool com não sei o quê e por aí vai). Isso é pauta de conversa no trabalho, no almoço, no boteco, no samba da pedra do sal – que acontece toda segunda e é um clássico do samba roots. Ensaiando ir, já que estou em processo de carioquização.
Pra vocês verem que é sério, essa semana dei mais um passo e fui conhecer a favela. Involuntariamente, na verdade. Ônibus errado, fui parar na Rocinha. Às dez da noite e chovendo. Voltei pra casa sã e salva e ligeiramente apavorada.
E como que eu pego ônibus sem prestar atenção onde eu estou indo? O culpado é essa delícia que ando lendo agora, Ser feliz, do Will Fergunson. Um editor frustrado publica um livro de auto-ajuda que resolve os problemas de todo mundo. Todos eles. De sexo a perda de peso, de dinheiro a depressão. O mundo entra em colapso. Bem escrito, divertido, irônico. Uma pérola pop. O único problema é que todo mundo me vê pra cima e pra baixo carregando um livro chamado "Ser Feliz" com uma margarida na capa. Pra que não pensem mal de mim, já me adianto explicando que NÃO é um livro de auto-ajuda. Ainda assim um ou outro me olha meio incrédulo. Mas tudo bem. Quando eles virem que eu não fiquei nem magra nem rica nem superautoconfiante vão acreditar em mim.

8 comentários:

Claudio, O Encrenqueiro disse...

Oi, Jana!

Como tudo que sai no Rio e a Globo faz propaganda vai para todo o Brasil, já temos altos focos de mosquito da dengue por aqui. Simplesmente um luxo!

Abraço,
Claudio

janaína disse...

a-do-ro morar numa cidade de vanguarda. :)

Anny Carvalho disse...

Jaaaana...!!!
Adoreiiii...vou ler esse livro tbm!! ^^
AAhhh e eu tbm pego ônibus errado!! >.< mas enfimm..
=]
Adoro vc..!! =***

Anny

Anny Carvalho disse...

aahh..
e não vá parar de novo na rocinha!!
fikei preocupada a hora que eu li! u.u

Bjoo

janaína disse...

anny!
que alegria vc por aqui!
pois é, até na rocinha eu já fui.
já diz o ditado, de graça até ônibus errado...
só que não foi de graça. dã.
beijo, querida.
apareça sempre.

Anny Carvalho disse...

Jaaanaa..
volte a escrever aqui!! =]
Bjooo

jackie disse...

Amiga,
passa repelente,
vai no samba,
e compra uma capa de couro pra esse livro!!!!
E a favela...
bem, vc pode dizer que conhece mais um dos ponto turistico cariocas, ne?
bjs, bjs e bjs...

Claudio, O Encrenqueiro disse...

HOHOHO, Jana!

Feliz Natal!

Escrevi um Conto de Natal. Era pra eu ter lido na mesa durante a ceia de Natal mas ficou longo demais.
http://encrenqueiro.blogspot.com/2008/12/um-natal-de-ari.html

Espero que goste! Ah! Tem uma pecinha de teatro para o Ao Distinto Cavalheiro, não sei
se te avisei dessa, se puder dê uma conferida, foi sucesso de público. (rsrsrs)

Abraço,
Claudio